Marketing
Cliente: seu principal concorrente

 

Pensar que o seu concorrente é somente o estabelecimento do outro lado da rua ou cidade é um grande engano. Seu principal concorrente é, literalmente, qualquer um com quem o cliente trave contato e tente comparar com a sua empresa. Com isso, quero dizer que o seu concorrente pode estar dentro do seu próprio estabelecimento.

Atendimento corresponde ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato. Requer, de quem pratica, muita responsabilidade e um estado de espírito baseado na competência. Com isso, cuidar e motivar os seus funcionários e vendedores para que eles agreguem mais valor ao seu produto ou serviço no atendimento aos clientes pode ser a melhor estratégia para ganhar concorrência no mercado.

A imagem de uma empresa está diretamente ligada ao atendimento e é nesse momento que o público terá uma boa ou má impressão da instituição. A recepção é o seu cartão de visitas. A tecnologia, o design da loja, os preços e produtos agregam e facilitam, sem dúvida, mas não substituem a necessidade fundamental do ser humano de se sentir prestigiado. Apenas facilitar a vida do cliente não gera fidelidade. A fidelidade está diretamente ligada à segurança, a confiança, ao sentir-se especial. Tudo isso são adquiridos através do relacionamento emocional, pessoas lidando com pessoas, otimizando tempo e esforços em trocas de necessidade e valores.

A Disneylândia, a maior empresa de entretenimento do mundo, atrai pessoas de todas as partes e idades, e é considerada há muito tempo o maior exemplo de organização que vive a excelência no atendimento por encantar verdadeiramente os seus clientes.

O mais interessante é que, para gerar encantamento, a Disney trabalha com ações simples e que exigem muito mais atitude e criatividade do que dinheiro. Ela prova, através de suas lições de sucesso, que o encantamento tem muito mais a ver com o tratamento oferecido ao cliente do que com o investimento financeiro aplicado.

Artigo publicado no Jornal Primeira Página, São Carlos, SP.