Marketing
Email marketing

 

Ainda não apareceu forma mais eficiente e barata de promover campanhas de marketing direto.

E-mail marketing é umas das maneiras mais eficientes e precisas de se fazer marketing direto atualmente. O baixo custo de execução, a alta capacidade de segmentação e personalização, a fácil mensuração de resultados e o alto retorno sobre o investimento fazem com que esta forma de marketing esteja cada vez mais presente no varejo. Segundo pesquisa, 11% das vendas online no varejo acontecem por campanhas de e-mail marketing. Esse número, por si só, já é um grande motivador, comparando com o índice de retorno de uma mala-direta convencional que é de 2%, sem contar os altos custos de impressão e envio.

O e-mail marketing é uma ferramenta que facilita o crescimento da base de dados de clientes, potencializa os resultados das ações de marketing da empresa, incrementa as vendas e aumenta a satisfação dos clientes, estabelecendo um canal confiável de relacionamento.

Apesar de todos os benefícios que envolvem uma campanha online, o e-mail marketing possui uma legião de inimigos, composta por administradores de servidores de e-mails e usuários finais cansados dos abusos cometidos por muitas empresas que procuram divulgar seus produtos sem permissão. Desta forma, o termo e-mail marketing foi banalizado e hoje é confundido com spam. Grandes corporações, provedores de e-mail e entidades que combatem o spam, entendem que é preciso resolver, da parte das empresas que utilizam esse meio de comunicação, a seguinte equação: e-mail marketing = confiança + reputação.

E-mail marketing com consentimento do usuário é uma oportunidade de vendas muito eficaz. No entanto, não é um caminho fácil. O primeiro passo é conseguir a confiança dos administradores de servidores de e-mails e dos usuários maltratados pelo spam.

Para adquirir essa confiança, é necessário que todo o processo de opt-in seja transparente e que o processo de opt-out realmente funcione. Ou seja, o usuário decide se quer receber e-mails com publicidade de tais empresas, e deve ter a liberdade de interromper esses envios quando desejar. Isso garante para a empresa uma base de dados somente de pessoas interessadas em receber seus e-mails. Esta é a ação mais importante de todo o processo, que deve iniciar com a construção de uma base de dados própria.

Considerando esses critérios e apresentando um bom projeto gráfico, o e-mail marketing pode se transformar em uma peça singular, carregando em si conceitos e funções que só um profissional sabe evidenciar, pois, criar peças de e-mail marketing de maneira inteligente pode representar boa parte do faturamento de uma loja, de maneira direta ou indireta.