Design
A aparência é importante

 

Algumas dicas para melhorar o aspecto visual do seu site

O poder de persuasão do design gráfico é imprescindível para qualquer site. Um projeto visual bem elaborado atrai o olhar, posiciona o produto e gera lucros. Afinal, design é lucro.

O homem urbano é submetido diariamente a milhares de informações visuais. Como conquistar a atenção de pessoas que hoje estão sujeitas à cerca de três mil mensagens diárias de marketing? São um sem-número de estímulos que modificam a nossa linguagem, comportamento e cultura. E para se fixarem adequadamente em nossas mentes, devem ser programados visualmente.

É possível estabelecer o direcionamento do olhar do visitante através da aplicação de recursos tipográficos, manipulação de contrastes e cores, alternância de figuras e fundos, posicionamento e equilíbrio. Desse modo, o design do seu site será um diferencial.

No entanto, somente uma “cara bonitinha” não é suficiente. O projeto visual deve ser um aliado de outros elementos, também importantes, como: usabilidade, coerência, conteúdo e adequação, dentre outros. Utilizando as ferramentas certas de design, seu produto ou serviço será mais do que notado, será compreendido.

Esse é, essencialmente, o papel imprescindível do design num website. Utilizando as ferramentas certas, seu produto ou serviço será mais do que notado, será compreendido.

Confira, a seguir, algumas dicas que ajudarão a mudar a cara do seu site, e veja se o projeto visual dele não está dificultando seus lucros.

Mantenha o foco no produto

Imagens e animações flash em excesso poderão desviar o foco do seu produto, além de deixar o site mais pesado. Se o visitante tiver que esperar demais para ver o que procura, acabará indo embora. Esqueça as preliminares e vá direto ao ponto. Faça o site leve e rápido. Fuja dos modismos e se concentre naquilo que vai ajudar a vender o seu produto. O segredo de um site de sucesso é a simplicidade.

Fuja da poluição visual

De um modo geral, escolha um visual clean, limpo, arejado. Preserve os espaços livres entre as imagens e textos. Eles dão idéia de elegância. Muitas imagens sobrepostas, ou em marca d´água, podem poluir demais o seu site e competir com o texto. Deixe o texto respirar. Entretanto, escolha um visual que tenha a ver com o seu produto e público-alvo. Nesses casos, é permitido ousar para agradar ao cliente. Adolescentes, por exemplo, adoram contrastes e grafismos. Se o seu produto for do ramo de decorações, fica bem a discrição dos tons pastéis.

Utilize imagens de qualidade

Imagens embaçadas, serrilhadas e ilegíveis dão idéia de amadorismo. Se o visitante achar isso do seu site, achará o mesmo do seu produto. Cuide também da qualidade visual das suas fotos. Prefira as feitas por profissionais ou que, pelo menos, tenham sido manipuladas em aplicativos como Photoshop. Se for utilizar imagens pequenas, sem o recurso do zoom, escolha as com menos detalhes. Fotografias muito pequenas acabam ficando incompreensíveis.

Preserve um padrão visual entre as páginas

A identidade visual organiza os elementos do site e prende o olhar do receptor. Crie uma identidade visual padrão e mude apenas alguns detalhes de uma página para a outra, sempre preservando tonalidades, fontes, botões, estrutura e posicionamento.

Utilize, no máximo, dois tipos de fontes diferentes, ou escolha uma tipologia que tenha variações, como bold, italic, light, condensed ou extended. Isso dinamiza a leitura sem precisar mudar muito o tipo de fonte.

Quanto às cores, utilize-as como elemento de organização do seu site. Elas são ótimas para marcar a transição entre uma página e outra. Se a sua empresa tiver uma cor institucional, que ela seja predominante, ou então, prefira tons compatíveis entre si e que transmitam a essência do seu produto ou serviço. De acordo com alguns estudos, as cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional. A cor azul, por exemplo, produz grande poder de atração na publicidade.

Mantenha tudo à vista

Torne a navegação do seu site simples e sem desvios. A pior coisa é o visitante não encontrar o que necessita, ou ter que abrir mais duas ou três janelas para encontrar a informação completa do produto. Mantenha o menu principal em todas as páginas, para facilitar a navegação sem precisar ficar voltando todas as páginas sempre que desejar ir para outro link. Um bom website deve oferecer uma navegação fácil, intuitiva e rápida em função da informação que o comprador procura.

Deixe visível a forma de contato

Em alguns websites é muito difícil encontrar o endereço e telefone de contato da empresa. Em pesquisa recente, os participantes relataram ser essencial a empresa divulgar claramente endereços físicos, telefone e e–mail de contato, além da descrição de sua missão. Se possível, mantenha sempre acessível o canal de relacionamento entre você e o seu cliente.

Inspiração

Se você quer mais inspiração para mudar radicalmente o visual do seu site, veja esse link:

  • Web da Gente. (www.webdagente.com/site/home.aspx) Os mais bonitos estão lá. É um excelente catálogo dos melhores sites brasileiros. Você pode filtrar sua busca por perfil, cor, segmento, tecnologia e estilo.
  • Essa é uma dica do webdesigner Bruno Ávila. (www.brunoavila.com.br/blog/)

Lembrando: inspiração não é cópia. Busque inspiração ou contrate um profissional.